segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Sugestões de Atividades


Atividade: Contação de História, produção textual

Anos: 1º ao 5º

Disciplina: Português e artes

Software: Documento do writer e kolourpaint

Material: Livros de histórias, já de conhecimento dos alunos, pode ser a coleção do Paic.

Responsáveis: Professor de sala de aula, responsável pela atividade e monitor do laboratório de informática para auxiliar a atividade.

 

1ª aula


         1º Momento

  • Colocar no centro da sala vários livros de história, os alunos sentados em círculos, escolherão um livro e farão a leitura do mesmo ou, se já conhecerem a história partilharem com os colegas.
  • Dividir os alunos em dupla e cada dupla escolher entre os livros lidos um para escrever uma nova versão da história lida.
          2º Momento
  • No laboratório de informática, sentados em dupla farão a rescrita do livro lido no writer. Alternando entre um e outro na hora de digitar.
  • Nesse momento é interessante que o professor peça aos alunos para observar se aparece alguma linha vermelha embaixo de alguma palavra, se tiver eles observem se tem algo de errado na palavra, se estar faltando letras, acento, ou foi escrita com grafia errada.
  • Salvar o texto para a próxima aula.
2ª aula
         1º Momento
  • As duplas deverão utilizar os mesmos computadores da aula anterior, onde salvaram seus textos, fazer a leitura do texto.
  • Minimizar o texto e abrir o kolourpaint, nesse programa os alunos deverão criar desenhos para ilustrarem o texto criado por eles. A atividade também deve ser em dupla, reversando entre um ilustração e outra.
  • Salvar como imagem.
  • Abrir o texto novante e colar as imagens salvas.
  • Criar uma capa com ilustração para o texto, colocar o nome do livro que foi reescrito, o autor e ilustrador. Na página seguinte colocar os dados dos autores do texto.
          2º Momento
  • O professor coleciona em um arquivo só os trabalhos dos alunos e exporta para PDF, depois criar uma publicação no calaméo e postar no blog da escola.
  • Levar os alunos outro dia para o laboratório e mostrar a atividade para os alunos.
Erloneide Gomes




Nenhum comentário:

Postar um comentário