quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Redes Sociais e crianças



Crianças e alguns adolescentes anda não possuem maturidade suficiente para distinguir o que é ou não perigoso nessas redes sociais, bem como as consequências de certas postagens, como principalmente algumas fotos pessoais e íntimas. Escutamos diariamente sobre fraudes na internet, pedofilia, bullying, pornografia, homo fobismo, apologias ao uso de drogas, violência, crimes e tantos outros casos de racismo e preconceito. 

Todo mundo que faz uso das redes sociais está vulnerável a tudo que é postado e compartilhado, mas se você maturidade, conhecimento de como se livrar, ou ignorar certas postagens isso pode não lhe atingir, mas nossas crianças e adolescentes não possuem maturidade e conhecimento dos riscos que correm, ter capacidade para separar o certo do errado baseados nos valores ainda em formação.  

Muitos são os aplicativos que informam a localização de quem faz uso dessas redes, tornando as crianças alvos fáceis de serem monitoradas e perseguidas.

As crianças estão sucessíveis a golpes, links e plugins maliciosos.

Lembrando que no caso dessas redes sociais, há uma idade mínima para se cadastrar que é de 13 anos, embora temos crianças que possuem um perfil, pois colocou outra idade.

Muitos são riscos que as crianças e adolescentes correm fazendo uso dessas redes, mas isso não quer dizer que elas sejam vilãs, há coisas que essas crianças e adolescentes podem aprendem, desde que haja um monitoramento e orientação dos pais e/ou responsáveis.

Sabemos que o uso excessivo da web, jogos é prejudicial causando vários transtornos como distúrbios do sono, depressão, isolamento social, cefaleia, otite, dor lombar, stress, obesidade, D.O.R.T e LER, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário