A Revista Nova Escola do mês de abril traz várias brincadeiras infantil em ordem alfabética em vídeos, e mostra como o professor pode trabalhar na sala de aula as brincadeiras ao mesmo tempo tempo que trabalha os conteúdos. No vídeo abaixo a brincadeira é amarelinha, vocês podem baixar todos os vídeos no site da Revista Nova Escola.
Muitas vezes ouvimos dos professores e até mesmo dos pais reclamações de que algumas as crianças aprendem rapidinho o que não deveriam aprender, e os conteúdos dados na escola que é bom, nada!!! Mas nunca nos questionamentos o porquê desse aprendizado tão rápido se na escola ela aparentemente não assimila os conteúdos.
É de conhecimento de todos nós que o lúdico encanta enquanto ensina, chama a atenção, desperta prazer, curiosidade, vontade de participar também. Quanto tempo leva pra uma criança aprender um novo jogo e suas regras? Uma rodada talvez! Executar todos os aplicativos nos Smartphones dos pais? Alguns minutos quem sabe!!!
Isso se da por sua curiosidade, por gostar do que esta fazendo, e porque na sala de aula tem que ser diferente, porque não aprender brincando, aguçando sua curiosidade com o uso das TICs, com jogos que elas conheçam, ou que possam ser apresentados elas, como os que brincávamos na rua quando crianças.
Quantos de nós professores tiveram seus primeiros contatos com o mundo das letras e dos números nas brincadeiras de roda, de escolinha, pula corda, brincadeira com pedras. Assim também nossos alunos, possuem já um determinado conhecimento adquirido no ambiente e familiar e nas brincadeiras com os colegas ou no computador, Smartphone, vídeo games e demais jogos.
O que devemos fazer para eles aprenderem com a mesma facilidade é trazer um pouco do seu mundo, do seu cotidiano, do que gosta de fazer, de brincar, e adequar ao que precisa ser aprendido. A criança tem necessidade de aprender, ela busca por esse aprendizado em todos os momentos, então precisamos direcionar essa vontade, esse querer, para os conteúdos da sala de aula.
Erloneide Gomes
Revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/brincadeiras-sudeste-amarelinha-caracol-685886.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário