segunda-feira, 28 de julho de 2014

Uso das TICs na aprendizagem


Não é mais possível em meio a tantas tecnologias, nossa escolas se manterem inercie em relação as TICs como recurso didático na aprendizagem dos nossos alunos.


Já é de conhecimento de todos que muitos de nossos alunos tem contato a essas novas tecnologias independentemente das classes sociais. Eles estão antenados ao que a sociedade oferece de moderno de acordo com sua classe econômica e, muitas vezes vão além do que realmente poderiam comprar, fazendo seus pais se endividarem para terem os mais modernos aparelhos.


A tecnologia provoca mudanças tanto no nosso comportamento como na forma em que aprendemos e, principalmente no nosso relacionamento com o mundo 'tecnológico' que vivemos hoje. Mas infelizmente nossas escolas ainda não conseguem perceber o papel dessas tecnologias na informática educativa, ou seja, como uma ferramenta de apoio e complemento às matérias vistas em sala de aula.

A maioria das escolas se negam a trabalhar as TICs por não haver um técnico em informática, como se esse, tivesse preparação pedagógica, fosse o professor e o único responsável pelo aprendizagem através das TICs e sem nenhuma ligação ao que se esta lecionando em sala de aula, como um conteúdo independente, sem maiores propósitos pedagógicos para aprendizagem.

Quando acessamos algumas redes sociais encontramos nela alguns de nossos professores e percebemos que eles não estão tão alienados assim, como alguns se dizem, em relação as essas tecnologias. Isto nos mostra que assim como nossos alunos, eles fazem uso das mesma, seja como entretenimento, como recurso de pesquisa, como ferramenta de estudo na sua graduação, pós-graduação, ou outros cursos, para acesso aos encaminhamentos dados pelo corpo técnico da Secretaria de Educação. Mas mesmo assim, ainda não percebem como recuso pedagógico na sua sala de aula, e não uma sala à parte. Continuando a lecionar com os mesmos recursos que também foram ensinados, em uma outra realidade. Continuam reclamando da falta de interesse dos alunos pela escola e aprendizagem, e para amenizar essa falta de interesse buscam fórmulas prontas que estão saturadas a essa nova realidade, não conseguem ver ao seu redor as possibilidades e tecnologias disponíveis na escola.

Para o professor fazem bom uso dessas ferramentas ele não precisa ser um especialista na área, um pouquinho de vontade, de querer fazer e conhecer o potencial dessas tecnologias, já é um passo importante para que ele consiga inserir no dessas tecnologias.

Não queremos aqui que o professor mude radicalmente a sua prática pedagógica, mas que ele se permita o novo, a conhecer e aos poucos ir introduzindo às suas aulas, garantido aos nossos alunos o que lhe é de direito, uma educação voltada às necessidades da nova sociedade.

Erloneide Gomes





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